sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Revolução Industrial

Como se construiu a sociedade Capitalista-burguesa-assalariada-cronometrada que vivemos hoje?
Bom, esse longo processo de transformação das relações de trabalho, da lógica do tempo rigidamente cronometrado, do controle dos gestos e das ações do trabalhador e da produção em larga escala, se faz num momento único onde uma série de transformações pelas quais a Inglaterra vinha passando no século XVII, propiciaram transformações duradouras e adequadas para a concretização da Revolução Industrial na Inglaterra no XVIII.
Quais foram as pré-condições para a eclosão da Revolução? Quais os interesses envolvidos? Quais as classes atingidas e beneficiadas? Por que na Inglaterra? 
Os 1ºs movimentos contestatórios da lógica imposta pela industrialização também emergem quase na mesma época - o Ludismo, o Cartismo e os Trade Unions - a relação desses movimentos com a sociedade e os trabalhadores à época e as 1ªs conquistas trabalhistas.
Fordismo, Taylorismo e Toyotismo e as novas experiências de produtividade e organização em larga escala.



Seguem links para esta aula:


Palavras-chaves para esta aula:

Revolução Industrial - Maquina a vapor - James Watt - Inglaterra - burguesia x proletariado - capitalismo industrial - capitalismo financeiro - 1ª Revolução industrial - carvão mineral - indústria têxtil - assalariamento - controle do tempo - 2ª Revolução Industrial - aço - petróleo - Taylorismo - Fordismo - Toyotismo - produção em larga escala - supressão do manufatureiro - Divisão Internacional do Trabalho - Ludismo - Quebradores de Máquinas - Cartismo - Trade Unions - 1ªs conquistas trabalhistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário