sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Renascimento Comercial e Urbano



Na lógica autossuficiente do Feudalismo, não havia espaço para a mobilidade social e muito menos para a econômica-comercial. Como desafiar uma estrutura tão pétrea e aos poucos criar possibilidades para a sua desestruturação por completo?
Qual a influência de fatores internos como a expansão das terras aráveis, a derrubada de florestas e a drenagem de pântanos, assim como o crescimento populacional na Europa a partir do século XI?
Qual a influência de fatores externos como as Cruzadas e a própria desestruturação da expansão islâmicas sob a dinastia dos Almorávidas?
Como se constrói uma dinâmica comercial que, aos poucos, vai corroendo e irrompendo um feudalismo solidamente construído e aparentemente, imutável?

Segue links:
http://www.4shared.com/file/yH9gx0JA/ETEC_-_1_EM_-_Baixa_Idade_Mdia.html?
http://www.4shared.com/office/ilM4ghqg/ETEC_-_1_EM_-_Baixa_Idade_Mdia.html?



Palavras-chaves para esta aula:
Renascimento Comercial - Renascimento Urbano - Burgos - Cruzadas - arado de ferro - expansão das terras aráveis - contato Oriente e Ocidente - cidades italianas - Flandres - feiras medievais - Liga Hanseática - Colleganaza - Comandita - circulação monetária - Cartas de Franquia - artesãos e oficinas manufatureiras - Guildas - desestruturação feudal

Nenhum comentário:

Postar um comentário