sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Feudalismo


Baixa Idade Média - Europa Ocidental - Após longo processo de fragmentação da antiga ordem romana, reinos bárbaros instáveis politicamente e pouco duráveis geograficamente, tentam continuar sua lógica de herdeiros da tradição romana. Poucos conseguem. O cenário que se delineia é de fragmentação territorial e enfraquecimento do poder real.
De fato, o poder concentra-se nas mãos dos senhores de terras (feudais) que passam a exercer a autoridade militar e a submeterem o rei a seus desígnios e vontades. Numa economia pautada na subsistência, numa sociedade caracterizada pela estamentalidade e numa Igreja centrada no controle rígido de suas ações, nasce. na Baixa Idade Média, uma sociedade, designada como Feudal.
As relações estabelecidas entre as classes (oratores - belatores - laboratores) é 
pautada em contratos mútuos de vantagens e obrigações para ambas as partes.
 Sociedade enraizada numa lógica religiosa e controladora da Igreja, que convoca as Cruzadas, como maneira de externalizar a militarização e a violência na Europa Ocidental contra um inimigo em expansão - o Islã. Cruzadas estas que alterarão toda a dinâmica do Mundo Ocidental e passarão a compor um novo quadro que, aos poucos, vai destruindo as bases feudais desta Europa que se vendia como imutável.








Seguem links:




Palavras-chaves para esta aula:
Baixa Idade Média - relações horizontais (suserania e vassalagem) - relações verticais (servo-contratuais) - corveia - talha - banalidades - mão morta - tostão de Pedro - censo - enfeudação - autossuficiência - sociedade estamental - clero - nobreza - servos - Cruzadas - Guerra Santa - infiéis - Cruzada dos Mendigos - Cruzada das Crianças - Igreja





Nenhum comentário:

Postar um comentário