sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Revolução Francesa

Por que a Revolução Francesa é o acontecimento político mais importante da Era Contemporânea?
Como um a monarquia mais absolutista da Europa criou um cenário excludente (todo regime absolutista é tremendamente desigual) a ponto de fazer gestar e eclodir a Revolução?
Por que uma sociedade tão rigidamente dividida em estamentos?

Se houvessem reformas necessárias, como apregoava Voltaire, a Revolução teria ocorrido? Ou era um processo irreversível ante a estrutura que a sustentava, como afirmava Rousseau?
Certo é que a maior potência continental da Europa no XVIII, viveu dias, que viraram anos que por sua vez, alteraram não só a relação do poder com os demais na França, mas em todo o mundo. Após a Revolução Francesa, o que daí se originará, passará a mediar duas classes que até hoje buscam se sobrepor para fazerem valer seus anseios mais imediatos - Burguesia x Proletariado.
Como afirmou Victor Hugo no século XIX: "As Revoluções são como os vulcões - tem seus dias de chama e seus anos de fumaça" - assim, até os dias de hoje, inúmeros anseios sociais são evocados, quer por influência direta ou indireta, deste acontecimento que à mais de 2 séculos vislumbra, encanta e incompreende a humanidade.




Seguem links:


Palavras-chaves para esta aula:
Revolução Francesa - Absolutismo - Ancien Regime - Luis XVI - Maria Antonieta - Necker - Danton - Marat - Maximilien de Robespierre - Golpe do 18 do Brumário - Napoleão Bonaparte - 1º e 2º Estados - 3º Estado - Burguesia - Sans Cullotes - Servidão feudal - Nobreza de Toga - Guerras Contrarrevolucionárias - Sociedade de Corte - Processo Revolucionário - Ideias Iluministas - Crise climática - Crise política - Crise econômica - Crise social - Assembleia dos Estados Gerais - Assembleia Nacional Constituinte - Juramento do Jogo da Pelá - Monarquia Constitucional - Período do Terror - Convenção Jacobina - 1ª República - Guilhotina - Diretório - Comitês de Salvação Pública - Tomada da Bastilha - Novo calendário

Nenhum comentário:

Postar um comentário