sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Revolução Americana (Independência dos EUA)


Quais os condicionantes para a decisão de se romper laços de dependência?
Como Treze Colônias que gozavam de relativa independência em relação a sua metrópole iniciam um processo de emancipação e fundam um país com influência e ideais iluministas?
Quando num processo de decorrer de formação de uma sociedade que já está assentada numa certa autonomia administrativa, jurídica e econômica - passa a receber, fortemente, ideias iluministas e as utiliza para legitimar sua luta contra uma metrópole que tende a usar do arbitrarismo como maneira de silenciar os dissonantes. Assim, começa o processo de independência das Treze Colonias, pautado inicialmente na busca de uma igualidade representativa no Parlamento inglês. Após a formação, este novo país é regido pela desigualdade, sendo o poder exercido por uma gama de representantes regidos pela promoção da exclusão dos demais cidadãos e pela manutenção do sistema escravocrata.


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Palavras-chaves para esta aula:
Ideias Iluministas - Treze Colônias - Leis Intoleráveis - Lei do Chá - Lei do Açúcar - Lei dos Alojamentos - Lei de Quebec - Lei do Selo - Atos de Townshead - Declaração de Independência - 4 de Julho - Guerra de Independência - II Congresso da Filadélfia - Tratado de Versalhes - auxílio da França - Batalha de York - George Washington - Benjamin Franklin - John Adams - Thomas Jefferson - Comércio Triangular - Latifundiários - grandes comerciantes - intelectuais urbanos - Constituição de 1788 - emendas à Constituição - propriedade privada - direito de porte de arma

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