quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mineração no Brasil Colônia (Século XVIII)



No final do século XVII, aparentemente os problemas econômicos de Portugal receberam um lampejo de esperança com a notícia da descoberta de ouro na região das Minas pelos bandeirantes paulistas, mais tarde, também descobriu-se em Goiás, Mato Grosso e no interior da Bahia.
Obviamente que a notícia atraiu a colônia toda a sorte e gama de aventureiros que buscavam na colônia uma saída para a sua condição de exclusão em Portugal, mas mesmo na região açucareira a sociedade, em decadência, desde a expulsão dos holandeses, viu grandes contingentes de investidores e aventureiros rumarem para o interior da colônia.
Esta nova situação faz com que a Coroa tome medidas para um maior controle, não só de acesso, mas também da cobrança dos impostos. Motivo pelo qual, ocorrerá algumas revoltas e uma certa ojeriza ao governo português e as arbitrariedades em relação a administração da região.




Seguem links para esta aula:



Palavras-chaves para esta aula:

Mineração - sociedade mineradora - ouro de aluvião - faiscações - escravidão - quinto - Casas de Fundição - tropeiros - diamantes - Distrito Diamantino - Tijuco - Estrada Real - arrobas - Derrama - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário