sábado, 15 de setembro de 2012

Juscelino, Jânio e Jango (JK, JQ e JG)


Após a morte de Vargas, abre-se uma crise institucional sucessória, pois o vice Café Filho afasta-se por motivos de saúde e o presidente da Câmara (Udenista), tenta um golpe, fracassado. As eleições acontecem em clima hostil e com pouco mais de 35% dos votos, JK é eleito. Mas tem sua posse contestada.
O Governo JK é marcado por fatores positivos, como o forte crescimento econômico e pela política desenvolvimentista dúbia: nacionalismo e abertura ao capital externo. Esse forte crescimento, contrasta com o aumento da desigualdade social e com o agravamento urbano das migrações do período, ocasionadas pelo êxodo rural e pelas secas no NE. Destaque para o crescimento da indústria automobilística e para o Plano de Metas que visava setores prioritários para o crescimento estrutural do país. A construção de Brasília é a maior marca de seu governo, simbolizando a entrada do país na modernidade, mas criando problemas que perdurarão por décadas - a inflação e o endividamento externo.
Na sucessão, em 1961, assume Jânio Quadros, após forte marketing político, este é alçado a presidência e, inicialmente, toma medidas de austeridade fiscal, mas, o mote de seu governo são as medidas populistas e o destaque para sua renúncia em agosto, caracterizada como uma tentativa de golpe. Malfadada sua renúncia, abre no país um crise institucional, onde o vice assume, mas só após ser aprovada no Congresso, o Parlamentarismo, retirando poderes do presidente. Sistema de governo fracassado e que só expões as divisões internas políticas e agrava a situação social. Quando da volta do presidencialismo, Jango, tenta, sem sucesso, implementar reformas essenciais, sem apoio do Congresso e sem conseguir contornar o avanço das reivindicações sociais, é derrubado por um Golpe Militar em 1964.

Seguem links:
http://www.4shared.com/file/J1fa1VkH/JK_JQ_e_JG.html?
http://www.4shared.com/office/d0VkHqnS/JK_JQ_e_JG.html?

Palavras-chaves para esta aula:
Juscelino Kubitschek - Jânio Quadros - João Goulart (Jango) - Crise Institucional - Construção de Brasília - Plano de Metas - Marechal Lott - Milton Campos - Indústria Automobilística - Presidente Bossa Nova - Renúncia de Jânio - Inflação - Endividamento externo - Construção de estradas - Austeridade Fiscal - Presidencialismo - Plebiscito - Parlamentarismo - Tancredo Neves - Reformas de Base - Reforma Agrária - Golpe de 1964 - Comício da Central do Brasil - Marcha da Família com Deus pela Liberdade -

Nenhum comentário:

Postar um comentário