sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Império Carolíngio (Alta Idade Média)

Nesta aula, você encontra um pequeno resumo das invasões bárbaras do século III, IV e V. Também será apresentado a estrutura decadente do Império Romano e de como a conversão de Clóvis, salva o cristianismo e estrutura esse reino a ser uma espécie de sucessor natural e continuador cultural da cultura romana.
Uma breve análise da Dinastia Merovíngia, inclusa a tentativa de centralização monárquica por parte de Dagoberto.
A Batalha de Poitiers (732) e a decisiva derrota dos muçulmanos - os francos, liderados por Carlos Martel, além de se fortalecerem, tendem a concentrar poderes nas mãos do prefeito do palácio, sendo que o prefeito seguinte, Pepino, o breve, o toma de fato e é legitimado como rei pelo papa, após destronar do trono Childerico III. O breve governo de Pepino é sucedido pelo longo de Carlos Magno, com destaque para o Renascimento Carolíngio e a expansão do Império, fazendo rememorar as antigas fronteiras do Império Romano e sendo este coroado pelo papa como Imperador do Ocidente.
Na sucessão, Luis, o piedoso, não consegue manter a estrutura de poder do pai e quando também de sua morte, o Império é novamente dividido em três, numa legitimação assinada no Tratado de Verdun (843), colocando fim ao Império Carolíngio e a tentativa, sucedida por algum tempo, de recriar as antigas fronterias do Império Romano.

Seguem links:


Palavras-chaves para esta aula:

Carlos Magno - Carlos Martel - Batalha de Poitiers - prefeito do palácio - Reino dos Francos - batismo de Clóvis - Batalha dos Campos Catalúnicos - Meroveu - Pepino, o breve - Tratado de Verdun - Imperador do Ocidente - Childerico III - Império Carolíngio - Dinastia Carolíngia - Dinastia Merovíngia - Dagoberto - sucessão pela primogenitura - Luis, o germânico - Carlos, o Calvo - Lotário





Nenhum comentário:

Postar um comentário