domingo, 21 de outubro de 2012

Redemocratização Brasileira (pós-85)

Nesta aula a exposição da organização dos movimentos sociais e de outros setores que exigiam a volta da normalidade democrática. O novo contexto internacional e o lento desgaste agonizante da Ditadura Militar, iniciam um processo que culmina com a eleição do primeiro presidente civil - certo que indiretamente - após 21 anos de Ditadura.
O movimento das Diretas Já e a mobilização de amplos setores da sociedade para o processo de volta da ordem democrática. A eleição indireta de Tancredo Neves e sua posterior morte.
Uma análise aprofundada do Governo Sarney e dos planos econômicos (Cruzado e Cruzado Novo) que visavam contornar a grave crise econômica e conter a alta da inflação. As eleições de 1989 e a vitória de um modelo, ainda visto, como conservador - Fernando Collor de Melo -  O lançamento do Plano Collor e o aprofundamento da crise política que levaram ao impeachment em 1992.


Seguem links para esta aula:



Palavras-chaves para esta aula:
Campanha das Diretas Já - Eleição indireta - Eleição e morte de Tancredo - Fim do bipartidarismo - Governo Sarney - Plano Cruzado e Cruzado Novo - Inflação - Eleições de 1989 - Vitória de Fernando Collor - Plano Collor - Impeachment - Consolidação do processo democrático

Nenhum comentário:

Postar um comentário