domingo, 21 de outubro de 2012

Imperialismo (Neocolonialismo)


A conquista da África e da Ásia, pelas chamadas potências imperialistas no pós-Segunda Revolução Industrial (1870), objetivava a busca de mercados consumidores, fornecedores de matéria-prima e desova para o aumento populacional. Indiretamente reforçou os exércitos coloniais com quadros nativos e o aumento da arrecadação de impostos.


Logicamente essa disputa por áreas coloniais gerou tensão em duas frentes: 

a) entre as potências imperialistas, que passaram a divergir sobre disputas em territórios afro-asiáticos, numa tentativa de contorno desta situação, a Conferência de Berlim tenta mediar uma solução. Temporariamente a consegue, mas não evitará a Primeira Guerra Mundial, que tem no Imperialismo suas raízes.



b) o choque com os povos nativos que resistiram a dominação e a imposição de argumentos pouco claros e excludentes - leia-se Missão Civilizadora e Darwinismo Social - a reação a dominação acontece nos dois continentes, tendo destaque a Guerra dos Bôeres, Revolta dos Sipaios e na China o estouro de dois conflitos importantes - Guerra do Ópio e dos Boxers.




Seguem links para esta aula:


Palavras-chaves para esta aula:
Imperialismo - Neocolonislismo - Disputas europeias - Conferência de Berlim - Darwinismo Social - Missão Civilizadora - Guerra dos Bôeres - Revolta dos Sipaios - Guerra do Ópio - Guerra dos Boxers - Busca de mercado consumidor e novas fontes de matéria-prima - Segunda Revolução Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário