domingo, 9 de dezembro de 2012

SAMBA: Apropriação e legitimação da identidade nacional durante a Era Vargas



Uma análise de como um gênero musical, nascido de uma resistência e expressividade ligadas a um passado colonial escravista e impositor do modelo branco, passa a ser apropriado pós-Revolução de 30 como legitimador e divulgador de um modelo de Brasil pautado na "democracia racial" e na multiculturalidade étnica.
Cerceamento de uma valorização do vadio, da malandragem e dos elementos de crítica a exclusão social, o samba passa a ser direcionado como apregoador da identidade do novo brasileiro, reforçada e propagada com  firmeza, após a instauração do Estado Novo - brasileiro este que deveria ser ordeiro, trabalhador, musical e feliz, cercado pela natureza exuberante dos trópicos.
Nítido perceber o quão influenciado foi o samba neste período, mas são perceptíveis elementos de não-atrelamento e resistência às imposições varguista.
Deu trabalho, mas após três meses, ficou pronto. 

Seguem links:

http://www.4shared.com/office/rFTBnc60/Alfredo_Tiago_-_TCC_-_correes_.html?
http://www.4shared.com/file/iQCa3ptp/Alfredo_Tiago_-_TCC_-_correes_.html?