domingo, 16 de setembro de 2012

Colonização da América Portuguesa


Esta aula enfatiza o período pós-descobrimento e o desenrolar da atividade colonizadora nos séculos XVI e XVII.
O Período pré-Colonial (1500-1530), com as expedições guarda-costeiras e de reconhecimento, além da atividade extratora de pau-brasil e o perigo das invasões por parte de outros países europeus não reconhecedores do Tratado de Tordesilhas.
O período subsequente com a definição e estruturação das Capitanias Hereditárias e a montagem da empresa açucareira - responsável pela dinamização da colônia e o alçamento desta a órbita mercantilista portuguesa no mercado europeu.
A União Ibérica (1580-1640) e seus desdobramentos favoráveis a Invasão Holandesa do Nordeste açucareiro e a fundação da Nova Holanda.
O Movimento Bandeirante e sua influência direta e indireta da ocupação territorial portuguesa além do Tratado de Tordesilhas, onde, juntamente com a atividade da pecuária, ocupou e passou a legitimar a posse das terras do Planalto Central sulamericano aos portugueses.

Seguem links:


Palavras-chaves para esta aula:
Descobrimento - Pré-colonização - pau-brasil - Expedições de Reconhecimento - Expedições Guarda Costeira- Extrativismo - Escambo - Piratas e corsários - Colonização - Capitanias Hereditárias - Donatários - Sesmarias - :Empresa açucareira - trabalho escravo indígena - trabalho escravo africano - Engenho - Moenda - Açúcar - União Ibérica - Holandeses - Invasões - Salvador - Tomé de Souza - Nova Holanda - Brasil Holandês - Maurício de Nassau - Batalha dos Guararapes - Bandeirantismo - Monções - Apressamento do indígena - Anhanguera - Borba Gato - Fernão Dias - Raposo Tavares - São Paulo - Sertanismo de Contrato - Missões - Pecuária - Tropeirismo

sábado, 15 de setembro de 2012

Emancipação da América Espanhola

Esta aula aborda os antecedentes e essenciais elementos que favoreceram e estimularam a Independência da América Espanhola. Desde as Guerras Napoleônicas e o "vacum" de poder deixado pela Metrópole ocupada à formação de grupos locais que juravam fidelidade ao rei prisioneiro. Mas, também a formação de uma organização local, que via na independência uma maneira de se autoafirmar politicamente e não só economicamente.
Uma abordagem da ação dos Libertadores da América e o papel decisivo de Bolívar e seu sonho unificador, fracassado.
Após o processo emancipatório e o fracasso unificador, um panorama das mudanças e permanências nesse novo cenário político latinoamericano.

Seguem links:


Palavras-chaves para esta aula:

América Latina - Guerras Napoleônicas - "Vacum" de poder - Chapetones - Criollos - Mestiços - Vice-reinos - Capitanias Gerais - Simon Bolivar - San Martin - O'Higgins - Hidalgo - Sucre - Fragmentação Política e Econômica - Descentralização - Gran Colômbia - Conferência do Panamá - Bolivarianismo - Panamericanismo - Lutas Emancipatórias - Ideias Iluministas - Apoio da Inglaterra e dos EUA

Reforma Religiosa e Contrarreforma



Nesta aula abordaremos as condições e o início da Reforma Religiosa, as práticas condenáveis que levaram a contestação temporal e espiritual da autoridade católica e, em especial, a papal.
Um enfoque nos primeiros reformadores: Lutero, Calvino e Henrique VIII.
Destaque para a reação da Igreja, a Contrarreforma.

Seguem links:

Palavras-chaves para esta aula:
Indulgências - Relíquias - Calvinistas - Luteranos - Presbiterianos - Puritanos - Huguenotes - Simonia - Corrupção - Práticas condenáveis - Martinho Lutero - João Calvino - Fé - Teoria da Predestinação - Tribunal da Santa Inquisição (Santo Ofício) - Companhia de Jesus - Infiabilidade papal - Concílio de Trento - Roma - Catequização do Indígenas - Igreja Anglicana - Henrique VIII

Absolutismo (Antigo Regime)


Esta aula aborda as estruturações de poder na Europa Moderna e como, através de alianças, e também pelo uso da força, surgiram monarcas absolutistas e que passaram a influir em decisões políticas, econômicas e sociais, criando uma nova sociedade, denominada Antigo Regime.
Abordagem sobre os principais Teóricos do Absolutismo, com destaque para as visões de Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes.

Seguem links para esta aula:


Palavras-chaves para esta aula:
Decadência Medieval - Centralização Monárquica - Jean Bodin - Jacques Bossuet - Teóricos do Absolutismo - Nicolau Maquiavel - Thomas Hobbes - Estado de Natureza - Contratualistas - Aliança Rei-Burguesia - França - Dinastia de Valois - Dinastia dos Bourbons - Luiz XIV - Versalhes - Dinastia Tudor - João Sem Terra- Elizabeth I - Henrique VIII - Antigo Regime - Ancien Regime

Independência da América Portuguesa, Primeiro Reinado e Regência

Grito do Ipiranga - Pedro Américo
Aula sobre o Período Joanino (1808 - 1821) e o processo que desencadeou a emancipação política da colônia portuguesa na América - Brasil.
Imperatriz Leopoldina e Gabinete de Ministros 
Abordagem das características gerais do Primeiro Reinado e das comparações em relação a independência da América Espanhola. Destaque para os principais pontos da Constituição de 1824 - enfoque especial no Poder Moderador. Do desgaste de D. Pedro I a Guerra Cisplatina e a posterior abdicação do monarca.
Finalizando com o Período Regencial, as características principais: políticas (Ato Adicional), centralismo e a criação da Guarda Nacional. Apresentação das principais revoltas regenciais.

Seguem links:

Palavras-chaves para esta aula:
Período Joanino - Guerras Napoleônicas - Abertura dos Portos - Elevação do Brasil a categoria de Reino Unido - Inglaterra - Bloqueio Continental - Elite colonial - Príncipe Regente - D. Pedro I - Assembleia Constituinte - Constituição Outorgada - Revolução Pernambucana de 1817 - Frei Caneca - Constituição de 1824 - Confederação do Equador - Guerra Cisplatina - Abdicação de D. Pedro I - Questão Sucessória - Regência - Regente Feijó - Guarda Nacional - Ato Adicional - Cabanagem - Balaiada - Revolta dos Malês - Revolução Farroupilha - Sabinada - Centralismo Político - Liberais e Conservadores - Luzias e Saquaremas - Regente Araújo Lima - Golpe da Maioridade - D. Pedro II

Bandeira Imperial (verde dos Bragança, amarelo dos Habsburgo e brasão português)

Guerra Fria e Descolonização da África e da Ásia


Aula sobre as relações de tensão políticas, militares, esportivas, espaciais e ideológicas iniciadas ao final da Segunda Guerra Mundial (1945) e que perduraram até a Queda do Muro de Berlim (1989).
Destaque para os pactos militares (OTAN x Pacto de Varsóvia) e das competições esportivas (Olimpíadas).
Na segunda parte, uma abordagem sobre o processo de Descolonização Afro-Asiática e de como após décadas de imperialismo euronipoamericano, essas colônias iniciaram o processo de emancipação política.

Seguem links:

Palavras-chaves para esta aula:
OTAN - Guerra Fria - EUA - URSS - Pacto de Varsóvia - Bipolaridade - Muro de Berlim - Cortina de Ferro - Capitalismo - Socialismo - Armas Atômicas - ONU - Conferência de Bandung - Movimentos Nacionalistas - Negritude - Panafricanismo - Autodeterminação dos povos - Descolonização afroasiática 


Juscelino, Jânio e Jango (JK, JQ e JG)


Após a morte de Vargas, abre-se uma crise institucional sucessória, pois o vice Café Filho afasta-se por motivos de saúde e o presidente da Câmara (Udenista), tenta um golpe, fracassado. As eleições acontecem em clima hostil e com pouco mais de 35% dos votos, JK é eleito. Mas tem sua posse contestada.
O Governo JK é marcado por fatores positivos, como o forte crescimento econômico e pela política desenvolvimentista dúbia: nacionalismo e abertura ao capital externo. Esse forte crescimento, contrasta com o aumento da desigualdade social e com o agravamento urbano das migrações do período, ocasionadas pelo êxodo rural e pelas secas no NE. Destaque para o crescimento da indústria automobilística e para o Plano de Metas que visava setores prioritários para o crescimento estrutural do país. A construção de Brasília é a maior marca de seu governo, simbolizando a entrada do país na modernidade, mas criando problemas que perdurarão por décadas - a inflação e o endividamento externo.
Na sucessão, em 1961, assume Jânio Quadros, após forte marketing político, este é alçado a presidência e, inicialmente, toma medidas de austeridade fiscal, mas, o mote de seu governo são as medidas populistas e o destaque para sua renúncia em agosto, caracterizada como uma tentativa de golpe. Malfadada sua renúncia, abre no país um crise institucional, onde o vice assume, mas só após ser aprovada no Congresso, o Parlamentarismo, retirando poderes do presidente. Sistema de governo fracassado e que só expões as divisões internas políticas e agrava a situação social. Quando da volta do presidencialismo, Jango, tenta, sem sucesso, implementar reformas essenciais, sem apoio do Congresso e sem conseguir contornar o avanço das reivindicações sociais, é derrubado por um Golpe Militar em 1964.

Seguem links:
http://www.4shared.com/file/J1fa1VkH/JK_JQ_e_JG.html?
http://www.4shared.com/office/d0VkHqnS/JK_JQ_e_JG.html?

Palavras-chaves para esta aula:
Juscelino Kubitschek - Jânio Quadros - João Goulart (Jango) - Crise Institucional - Construção de Brasília - Plano de Metas - Marechal Lott - Milton Campos - Indústria Automobilística - Presidente Bossa Nova - Renúncia de Jânio - Inflação - Endividamento externo - Construção de estradas - Austeridade Fiscal - Presidencialismo - Plebiscito - Parlamentarismo - Tancredo Neves - Reformas de Base - Reforma Agrária - Golpe de 1964 - Comício da Central do Brasil - Marcha da Família com Deus pela Liberdade -

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Nazifascismo

Nesta aula você encontrará um traçado da Europa no período entreguerras e de que maneira está situação ocasionada pelos tratados desastrosos do fim da Primeira Guerra, levaram seriamente a Europa para o caminho da Segunda.


Assim, será abordado o surgimento do Fascismo na Itália e a ascensão de seu líder e chefe supremo - Benito Mussoline. Antes, no entanto, são enfatizadas as características que identificam um Estado Totalitário (Militarismo, Totalitarismo, Nacionalismo, Culto à força física, Culto ao líder).

Já no caso do Nazismo, uma apresentação da situação alemã pós-Primeira Guerra e de como o agravamento dessa crise na década de 20 e, posteriormente, na Crise de 1929, levam a ascensão e domínio do Partido Nazista e de sua figura mais representativa - Adolf Hitler.


Finalizando com uma breve explicação da Guerra Civil Espanhola e de como esta serviu de laboratório para as armas que seriam utilizadas na Segunda Guerra.






Seguem links:


Palavras-chaves para esta aula:

Nazismo - Adolf Hitler - Fascismo - Benito Mussoline - Guerra Civil Espanhola - Nacionalistas - Republicanos - Guernica - Francisco Franco - Camisas Negras - Fascio - Itália Fascista - Marcha sobre Roma - Totalitarismo - Nacionalismo - Culto à força física - Culto ao líder - Espaço Vital - Militarismo - Propaganda de massas - Crise de 1929 - Hindenburg - Incêndio no Reischstag - Antisemitismo

Revoluções Inglesas

Nesta aula você encontra todo o processo de concentração do poder na Inglaterra, ao longo da Dinastia Tudor e o desenrolar do século XVII, com a Dinastia Stuart e os problemas ocasionados devido ao choque desta com o Parlamento.
Ainda na Idade Média, os impasses e os choques de interesse entre o rei, a nobreza e a nascente burguesia, choques estes que farão com que a nobreza, imbuída de autoridade, obrigue o rei, João Sem Terra, a assinar a Magna Carta, limitando suas ações em relação a questões que prejudicariam os interesses da nobreza.
Com o fim da Guerra dos Cem Anos e das Duas Rosas, e a consequente nobreza esfacelada pelo conflito, Henrique VII (Tudor), toma o poder e cria cada vez mais mecanismos que centralizam o poder na mão do monarca. Ação esta continuada por seu filho, Henrique VIII, que, inclusive realiza uma cisão com a Igreja Católica, passando a ser o chefe do poder religioso na Inglaterra. A Dinastia é finalizada com o longo e estável reinado da rainha Elizabeth I, em 1603.
No início do XVII, com a Dinastia Stuart, os desentendimentos com o Parlamento passam a ser recorrentes e por mais que a figura do rei fosse simbolismo de autoridade e unidade, passou a ser questionada a ponto de inserir a Inglaterra numa Guerra Civil, opondo o exército do Parlamento e o exército Real, tendo o primeiro obtido a vitória e instalado uma República (Cromwell), mais tarde substituída novamente pela monarquia absolutista dos Stuarts, sendo derrubada novamente, Revolução Gloriosa, em 1688.


Seguem links:


Palavras-chaves para esta aula:
Magna Carta - João Sem Terra - Plantagenetas - Guerra dos Cem Anos - Guerra das Duas Rosas - Dinastia Tudor - Henrique VII - Henrique VIII - Igreja Anglicana - Elizabeth I - Parlamento - Dinastia Stuart - Guerra Civil - Revolução Puritana - Oliver Cromwell - Restauração dos Stuarts - Ironsides - Revolução Gloriosa - Petição dos Direitos (Bill of Rights) - Monarquia Parlamentarista

Iluminismo

Uma aula com abordagem sobre as influências do Iluminismo (Empirismo e Racionalismo), o contexto social em que os filósofos iluministas surgem e que oposição fazem a sociedade que criticam.
Destaque para os filósofos Montesquieu e sua ideia de divisão do poder; Voltaire e sua crítica a religiosidade e a superstição; Rousseau e sua ideia revolucionária da liberdade do homem e da desigualdade social que permeiam as sociedades absolutistas e modernas e os Enciclopedistas.
Também encontrará uma oposição ao Iluminismo, liderada por coroas absolutistas, o chamado Despotismo Esclarecido e as suas principais ações.

Seguem links:

Palavras-chaves para esta aula:
Rousseau - Montesquieu - Voltaire - Os Enciclopedistas - Iluminismo - Ilustrada - Racionalismo - Empirismo - René Descartes - John Locke -Absolutismo - Despotismo Esclarecido - Desigualdade Social - Intolerância Religiosa - Razão - Luz

Império Carolíngio (Alta Idade Média)

Nesta aula, você encontra um pequeno resumo das invasões bárbaras do século III, IV e V. Também será apresentado a estrutura decadente do Império Romano e de como a conversão de Clóvis, salva o cristianismo e estrutura esse reino a ser uma espécie de sucessor natural e continuador cultural da cultura romana.
Uma breve análise da Dinastia Merovíngia, inclusa a tentativa de centralização monárquica por parte de Dagoberto.
A Batalha de Poitiers (732) e a decisiva derrota dos muçulmanos - os francos, liderados por Carlos Martel, além de se fortalecerem, tendem a concentrar poderes nas mãos do prefeito do palácio, sendo que o prefeito seguinte, Pepino, o breve, o toma de fato e é legitimado como rei pelo papa, após destronar do trono Childerico III. O breve governo de Pepino é sucedido pelo longo de Carlos Magno, com destaque para o Renascimento Carolíngio e a expansão do Império, fazendo rememorar as antigas fronteiras do Império Romano e sendo este coroado pelo papa como Imperador do Ocidente.
Na sucessão, Luis, o piedoso, não consegue manter a estrutura de poder do pai e quando também de sua morte, o Império é novamente dividido em três, numa legitimação assinada no Tratado de Verdun (843), colocando fim ao Império Carolíngio e a tentativa, sucedida por algum tempo, de recriar as antigas fronterias do Império Romano.

Seguem links:


Palavras-chaves para esta aula:

Carlos Magno - Carlos Martel - Batalha de Poitiers - prefeito do palácio - Reino dos Francos - batismo de Clóvis - Batalha dos Campos Catalúnicos - Meroveu - Pepino, o breve - Tratado de Verdun - Imperador do Ocidente - Childerico III - Império Carolíngio - Dinastia Carolíngia - Dinastia Merovíngia - Dagoberto - sucessão pela primogenitura - Luis, o germânico - Carlos, o Calvo - Lotário





Os Árabes e o Islamismo

Nesta aula você encontra a Civilização Árabe estruturada antes do surgimento do Islã e depois da propagação e unificação pelos ensinamentos do Profeta Maomé.
Também tem uma exemplificação do preceitos básicos do Islamismo, a diferenciação entre Xiitas e Sunitas e um pequeno resumo sobre a expansão do islamismo após a morte do Profeta (632).

Seguem links:

Palavras-chaves para esta aula:
Árabes pré-islâmicos - nômades - beduínos - Maomé - Coraixitas - Caaba - Meca - Yatreb (Medina) - Hégira - Jihad - politeísmo - monoteísmo - judaísmo - cristianismo - expansão islâmica - Anjo Gabriel - Xiitas - Sunna - Sunitas - Muçulmanos