quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Expansionismo Marítimo Europeu (Grandes Navegações)

Nesta aula vocês podem visualizar os motivos que levaram ao Expansionismo Marítimo Europeu, durante os séculos XV, XVI e XVII, quebrando o monopólio de especiarias dos árabes e das cidades italianas. Destaque para o pioneirismo português no incentivo do périplo africano para se encontrar o caminho marítimo para as Índias.
Após esse impulso inicial o mundo jamais voltou ao tamanho/mentalidade presentes no período medieval, sendo integrado a órbita do comércio/influência do continente europeu.
Nas viagens marítimas, destaque para os perigos imaginários e reais, além de uma abordagem sobre as doenças das navegações, tanto em alto mar, quanto em contato com regiões distantes.
Uma análise mais apurada do mercantilismo e de suas principais características, que, quanto mais se expandia o movimento comercial marítimo, mais fortalecia e estruturava uma aliança, formada ainda na Idade Média, rei-burguesia. Fechando a aula, os tratados de divisão territorial, culminando com o mais importante e que legitimava a posse do Brasil por Portugal - o Tratado de Tordesilhas.

Segue link:
http://www.4shared.com/file/xoi_5RTJ/Expansionismo_Martimo__blog_.html?
http://www.4shared.com/office/3Vak-sWu/Expansionismo_Martimo__blog_.html?

Palavras-chaves para esta aula:

Caravela - Europa no XV -Pioneirismo Português - Expansionismo Marítimo - Grandes Navegações - Revolução Comercial - Monopólio árabe - Monopólio comercial das cidades italianas - Especiarias - Índias - Rotas comerciais - Astrolábio - Sextante - Quadrante - Vela Latina - Perigos Imaginários - Perigos Reais - Novo Mundo - Escola de Sagres - 1ªs navegações - Périplo africano - Contato com outros povos - Bartolomeu Dias - Vasco da Gama - Cristóvão Colombo - Descobrimento da América - Descobrimento do Brasil - Pedro Alvares Cabral - Escorbuto - Fome - Naufrágios - Sede - Incêndios - Piratas e Corsários - Mercantilismo - Pacto Colonial/Exclusivismo Comercial - Colbertismo - Metalismo/Bulionismo - Comercialismo - Balança Comercial Favorável (superávit) - Tratado de Tordesilhas - Bula Aeterni Regis - Bula Intercoetera.

Era Vargas

A Revolução de 1930, caracteriza-se como um conjunto de forças opostas a política até então praticada pelas oligarquias estaduais. Nesse sentido, Getúlio Vargas veio a representar esse novo, desejado por tantos grupos dissidentes.
Para a análise de um governo tão longo, nas aulas, ele foi dividido em Provisório (1930-34), caracterizando-se suas ações intervencionistas nos estados, a Revolução de 1932 e a convocação de uma Assembleia Constituinte que culminou na Constituição de 1934, a mais progressiva, até então, na história do país. Subsequentemente, em uma eleição indireta, Vargas inicia o Governo Constitucional (1934-37), marcado pela liberdade partidária e a garantia de direitos individuais. Dois grupos são destaques nesse período: Aliancistas e Integralistas, que sintetizavam as ideologias correntes na Europa (socialismo x fascismo). Todas essas tendências representavam mais a pluralidade política do país à época, do que uma oposição de fato. 
Supondo uma possível conspiração comunista, revelada através do Plano Cohen (falso), Vargas se autoproclama protetor e salvador nacional e instaura uma Ditadura Civil (única no país), no que ficou conhecido como Estado Novo (1937-45), caracterizada pelo centralismo político, suspensão de direitos individuais e um controle das ações e gestos dos indivíduos (especialmente trabalhadores). Destaque para a entrada do país na Segunda Guerra e de acordos trabalhistas (CLT). Após o final da Segunda Guerra, a contradição de se lutar para levar liberdade na Europa não condiz com a Ditadura interna, daí seu afastamento e a volta à democracia na figura da eleição do General Eurico Gaspar Dutra.
Há uma abordagem rápida sobre o Governo Dutra, sua eleição, aproximação com os Estados Unidos, fechamento do PCB e rompimento das relações diplomáticas com a União Soviética. Também há uma análise da economia, com aumento da inflação e o acirramento entre os grupos nacionalistas x conservadores (entreguistas). Os objetivos e resultados do Plano SALTE.
O segundo Governo Vargas é marcado por uma forte ação populista e pelo temor inicial de um golpe militar, contido pelo Marechal Lott. A sua tendência nacionalista, de início, já cria rivalidades com vários setores, em especial, classe média, militares, EUA e grupos conservadores. O agravamento da situação econômica, somado a social (migrações, aumento da miséria) e a questão delicada da oposição, faz com que Vargas se desgaste a cada ação, leia-se Petrobras e Eletrobras. Suas ações arbitrárias de outrora, tinham que ser controladas dentro de um regime democrático. Daí sua crise de governabilidade, agravada com a tentativa de assassinato de Carlos Lacerda e o ultimato dos militares, levando ao suicídio em 1954.

Segue link:

http://www.4shared.com/file/wb0LimyN/A_Era_Vargas__Blog_.html?
http://www.4shared.com/office/yBl7RGnW/A_Era_Vargas__Blog_.html?



Palavras-chaves para esta aula:

Vargas - Revolução de 1930 - Crise de 1929 - João Pessoa - Julio Prestes - Washington Luiz - Revolução de 1932 - Constituição de 1934 - Constituição de 1937 - Constituição de 1946 - Voto feminino - Brasil na Segunda Guerra - Companhia Siderúrgica Nacional - Companhia Vale do Rio Doce - Petrobras - Dutra - Liberalismo - Zé Carioca - DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) - O rádio no Brasil - Censura - Intentona Comunista - Aliancistas (Aliança Nacional Libertadora) - Integralistas (Ação Integralista Brasileira) - Luiz Carlos Prestes - Desgaste de 1945 - Intervencionismo Estatal - Populismo - Controle Educacional - PTB - PSD - UDN - PCB - Carlos Lacerda - Atentado da Rua Toneleros - Suicídio

domingo, 26 de agosto de 2012

República Velha (1889 - 1930) - I Parte

Nesta aula vocês encontraram uma abordagem sobre o enfraquecimento e a queda do Império do Brasil, a estruturação inicial da República (República da Espada) e a sua estrutura oligárquica (República das Oligarquias). 
Na abordagem dos assuntos econômicos, ênfase na política agrário-exportadora, que era de benefício das elites agrárias, especialmente da política voltada para o café (Convênio de Taubaté).
Já no mecanismos do controle político, destaque para o sistema eleitoral, aprovado na Constituição de 1891, onde o voto passa a ser aberto, o que legitima o controle dos coronéis (Coronelismo) e estrutura a Política dos Governadores, macomunada na Política Café com Leite.
A alternância entre SP e MG no poder é destacada por esta última política e um breve abalo, em 1910, com a eleição de Hermes da Fonseca.
Na questão social, uma abordagem sobre a Guerra de Canudos, a Revolta da Vacina e da Chibata - abordagens dos excluídos da República.

Segue link:

http://www.4shared.com/file/SwpgzVfC/Repblica_Velha__1889_-_1930__-.html?
http://www.4shared.com/office/jGWHMQCp/Repblica_Velha__1889_-_1930__-.html?


Palavras-chaves para esta aula:

República Velha - República da Espada - República das Oligarquias - Guerra de Canudos - Revolta da Chibata - Revolta da Vacina - Eleição de Hermes da Fonseca - Campanha Civilista - Rui Barbosa - Marechal Deodoro da Fonseca - Marechal Floriano Peixoto - Convênio de Taubaté - Cafeicultoras - Oligarquias dissidentes - Urbanização do Rio de Janeiro - Sanitarista Oswaldo Cruz - João Candido - Coronelismo - Política dos Governadores - Constituição Promulgada - Abolicionismo - Questão Religiosa - Washington Luiz - Campos Sales - Prudente Morais - Positivistas - Federalistas - Jacobinos - Surto industrial na Primeira Guerra Mundial

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os 1ºs Habitantes do Brasil e o Início da Colonização

Esse material aborda a ocupação da América e a apresentação das duas teorias ocupacionais do continente (Bering e Pacífico Sul), além de analisar os diferentes grupos primitivos que ocuparam o território central da América do Sul (Caçadores e coletores, agricultores, ceramistas, Cultura Marajoara, Cultura Tapajônica e Civilizações do Xingú), além de uma análise sobre os povos do litoral (sambaquieiros).
Numa segunda parte, aborda a chegada dos portugueses e os contatos iniciais com os nativos, além dos relatos e descrições sobre a terra recém descoberta.
Enfatiza o período da pré-colonização e a extração do pau-brasil, do tráfico de peles e penas. Apresenta as expedições de conhecimento e guarda-costeiras e o início de um plano para a colonização efetiva da terra sulamericana, respeitando os limites do Tratado de Tordesilhas e dinamizando a ocupação e inserimento da colônia na lógica do mercantilismo (exclusivismo comercial) europeu.
O sistema de Capitanias Hereditárias á apresentado, assim como seus resultados. Na sequência a apresentação do Governo Geral e a fundação de uma administração lusa nas terras da América Portuguesa.
A formação de uma sociedade colonial, assentada na figura dos "homens bons" e das câmaras, além da instalação da cultura açucareira no NE. 
Finalizando a apresentação com a União Ibérica e a invasão holandesa do NE açucareiro. E fechando o slide, uma série de apresentações para explicar a entrada de bandeirantes pela colônia sulamericana, rompendo as fronteiras do Tratado de Tordesilhas, processo este agilizado pelas fazendas de gado, busca e apressamento de indígenas e interesse em possíveis jazidas de metais e pedras preciosas.



Segue link:

http://www.4shared.com/office/eITBvawR/ETEC_-_2_EM_-_Os_1s_Habitantes.html?

http://www.4shared.com/file/rfx9qHo6/ETEC_-_2_EM_-_Os_1s_Habitantes.html?



Palavras-chaves para esta aula

América Pré-Colombiana - Estreito de Bering - Pacífico Sul - Cultura Marajoara - Cultura Tapajônica - Povos do Litoral - Sambaquieiros - Cabral - Contatos iniciais - Pré-colonização - tráfico de pau-brasil, peles e penas - Expedições guarda-costeira - Expedições de reconhecimento - Exclusivismo Comercial - América Portuguesa - Governo Geral - Capitanias Hereditárias - União Ibérica - Nova Holanda - Brasil Holandês - "Homens bons" - Câmaras Municipais - Sociedade açucareira - Bandeirantes - Pecuária - Drogas do Sertão - Apressamento de Indígenas - Busca de metais preciosos - Missões Jesuíticas

Ótimos estudos queridos alunos estranhos!!

Roma Antiga e Império Bizantino

Os aspetos da fundação de Roma (mitológico x histórico), abordando o período da monarquia, seguido pela implantação da República e o acirramento da luta entre patrícios e plebeus.
Análise da expansão da República (Guerras Púnicas) e das crises (Irmãos Graco, Druso, Sila, Ditaduras e Triunviratos).
A fundação do Império (Alto e Baixo), período da Pax Romana, ênfase na política "pão e circo" e o início da crise do século III (crise do escravismo, êxodo urbano, desagregação das estruturas de sustentabilidade do império, invasões bárbaras e anarquia militar).
Na sequência, trato da divisão do Império Romano por Teodósio, em 395, abordando todos os aspectos culturais, políticos e econômicos do Império Bizantino (Império Romano do Oriente) - (Iconoclastia, monofisismo, Justiniano, 4ª Cruzada, Cisma do Oriente, cesaropapismo, Código Juris Civilis).

Segue link:




Palavras-chaves para esta aula:

Roma Antiga - Império Romano - República Romana - Monarquia Etrusca - Irmãos Graco - Patrícios x Plebeus - Lei das XII das Tábuas - Ditadura de Sila - Druso - Julio Cesar - Otavio Augusto - Guerras Púnicas - I Triunvirato - II Triunvirato - Política "Pão e Circo" - Senado - Reforma Agrária - Dinastia dos Imperadores Romanos - Crise da República - Crise do Século III - Crise do escravismo - Êxodo urbano, -Desagregação das estruturas de sustentabilidade do império - Invasões bárbaras - Anarquia militar - Pax Romana - Cesaropapismo - Monofisismo - Império Romano do Ocidente - Império Romano do Oriente - Justiniano - 4ª Cruzada - Codex Juris Civilis - Revolta de Nika


Bons estudos!!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Renascimento/Humanismo

Aula sobre Movimento Renascentista

O Renascimento que, começa estruturar-se no final do XIV, na Península Itálica, agrega e resgata elementos da Antiguidade Clássica, adotando novos valores e posicionamentos ante uma cultura medieval, sem contudo romper com esta definitivamente. Alcance seu auge na passagem do XV para o XVI, e espalha-se pela Europa.

Segue link:
http://www.4shared.com/office/YeGxWaSZ/Movimento_Renascentista.html?

http://www.4shared.com/file/5NY8OfEb/Movimento_Renascentista.html



Abaixo palavras chaves para esta aula:

Antiguidade Clássica - Valores Medievais - Valores Renascentistas - Mecenato - Burguesia - Península Itálica - Antropocentrismo - Hedonismo - Releituras do Renascimento

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Auto da Barca do Inferno

Uma aula que preparei sobre a obra Auto da Barca do Inferno, um dos maiores teatrólogos portugueses - Gil Vicente.
Nesta obra ele ironiza a organização da sociedade lisboeta e a sua imensa preocupação com acumulação material e as atitudes de cada representante social diante da barca a que é destinado: Barca do Céu ou a Barca do Inferno.


Segue link:
http://www.4shared.com/office/Wk6B_JFN/Auto_da_Barca_do_Inferno.html

Vídeo aulas de universidades de todo o mundo - Veduca


Recentemente foi lançando no Brasil um site que disponibiliza vídeo aulas dos mais variados conteúdos e das melhores universidades do mundo (Princeton, MIT, Colúmbia, Harvard, Oxford, Berkeley, entre outras). O site as divide por conteúdos, autores ou universidades.
Superfácil de navegar e com conteúdos específicos (você pode assistir especificamente uma aula sobre como se dava o planejamento urbano na Roma Antiga), os palestrantes são professores residentes ou visitantes das universidades e é possível acessar aulas de profissões que vocês já devem ter em mente da cátedra que desejam cursar.

Segue link abaixo: