domingo, 26 de agosto de 2012

República Velha (1889 - 1930) - I Parte

Nesta aula vocês encontraram uma abordagem sobre o enfraquecimento e a queda do Império do Brasil, a estruturação inicial da República (República da Espada) e a sua estrutura oligárquica (República das Oligarquias). 
Na abordagem dos assuntos econômicos, ênfase na política agrário-exportadora, que era de benefício das elites agrárias, especialmente da política voltada para o café (Convênio de Taubaté).
Já no mecanismos do controle político, destaque para o sistema eleitoral, aprovado na Constituição de 1891, onde o voto passa a ser aberto, o que legitima o controle dos coronéis (Coronelismo) e estrutura a Política dos Governadores, macomunada na Política Café com Leite.
A alternância entre SP e MG no poder é destacada por esta última política e um breve abalo, em 1910, com a eleição de Hermes da Fonseca.
Na questão social, uma abordagem sobre a Guerra de Canudos, a Revolta da Vacina e da Chibata - abordagens dos excluídos da República.

Segue link:

http://www.4shared.com/file/SwpgzVfC/Repblica_Velha__1889_-_1930__-.html?
http://www.4shared.com/office/jGWHMQCp/Repblica_Velha__1889_-_1930__-.html?


Palavras-chaves para esta aula:

República Velha - República da Espada - República das Oligarquias - Guerra de Canudos - Revolta da Chibata - Revolta da Vacina - Eleição de Hermes da Fonseca - Campanha Civilista - Rui Barbosa - Marechal Deodoro da Fonseca - Marechal Floriano Peixoto - Convênio de Taubaté - Cafeicultoras - Oligarquias dissidentes - Urbanização do Rio de Janeiro - Sanitarista Oswaldo Cruz - João Candido - Coronelismo - Política dos Governadores - Constituição Promulgada - Abolicionismo - Questão Religiosa - Washington Luiz - Campos Sales - Prudente Morais - Positivistas - Federalistas - Jacobinos - Surto industrial na Primeira Guerra Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário