terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os 1ºs Habitantes do Brasil e o Início da Colonização

Esse material aborda a ocupação da América e a apresentação das duas teorias ocupacionais do continente (Bering e Pacífico Sul), além de analisar os diferentes grupos primitivos que ocuparam o território central da América do Sul (Caçadores e coletores, agricultores, ceramistas, Cultura Marajoara, Cultura Tapajônica e Civilizações do Xingú), além de uma análise sobre os povos do litoral (sambaquieiros).
Numa segunda parte, aborda a chegada dos portugueses e os contatos iniciais com os nativos, além dos relatos e descrições sobre a terra recém descoberta.
Enfatiza o período da pré-colonização e a extração do pau-brasil, do tráfico de peles e penas. Apresenta as expedições de conhecimento e guarda-costeiras e o início de um plano para a colonização efetiva da terra sulamericana, respeitando os limites do Tratado de Tordesilhas e dinamizando a ocupação e inserimento da colônia na lógica do mercantilismo (exclusivismo comercial) europeu.
O sistema de Capitanias Hereditárias á apresentado, assim como seus resultados. Na sequência a apresentação do Governo Geral e a fundação de uma administração lusa nas terras da América Portuguesa.
A formação de uma sociedade colonial, assentada na figura dos "homens bons" e das câmaras, além da instalação da cultura açucareira no NE. 
Finalizando a apresentação com a União Ibérica e a invasão holandesa do NE açucareiro. E fechando o slide, uma série de apresentações para explicar a entrada de bandeirantes pela colônia sulamericana, rompendo as fronteiras do Tratado de Tordesilhas, processo este agilizado pelas fazendas de gado, busca e apressamento de indígenas e interesse em possíveis jazidas de metais e pedras preciosas.



Segue link:

http://www.4shared.com/office/eITBvawR/ETEC_-_2_EM_-_Os_1s_Habitantes.html?

http://www.4shared.com/file/rfx9qHo6/ETEC_-_2_EM_-_Os_1s_Habitantes.html?



Palavras-chaves para esta aula

América Pré-Colombiana - Estreito de Bering - Pacífico Sul - Cultura Marajoara - Cultura Tapajônica - Povos do Litoral - Sambaquieiros - Cabral - Contatos iniciais - Pré-colonização - tráfico de pau-brasil, peles e penas - Expedições guarda-costeira - Expedições de reconhecimento - Exclusivismo Comercial - América Portuguesa - Governo Geral - Capitanias Hereditárias - União Ibérica - Nova Holanda - Brasil Holandês - "Homens bons" - Câmaras Municipais - Sociedade açucareira - Bandeirantes - Pecuária - Drogas do Sertão - Apressamento de Indígenas - Busca de metais preciosos - Missões Jesuíticas

Ótimos estudos queridos alunos estranhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário